English Español
Data: 16/12/2015
Voltar

EQUIPAMENTOS FABRICADOS PELA POWER MACHINES SERÃO INSTALADOS EM SEIS NOVAS UNIDADES DE GERAÇÃO PARA CENTRAIS NUCLEARES

Consolidated NPP Equipment Procurement Directorate (DEZ Spa), que faz parte do Grupo da empresa estatal Rosatom, e a empresa Power Machines S/A assinaram um contrato para o de fornecimento de um pacote completo para três novas centrais nucleares: CN Busher (Irã), CN Kudankulam (India), CN-2 Kurskaya (Rússia). O valor total dos contratos supera os 122 bilhões de rublos (aproximadamente 1 bilhão, 740 milhões de dólares)

O contrato foi assinado por Denis Tarlo, diretor geral da DEZ Spa, e Román Filippov, diretor geral da Power Machines S/A.

A formalização do contrato foi antecipada por uma licitação transparente, dividida em duas etapas, onde a Power Machines foi vencedora em três lotes com a melhor proposta técnico-econômica entre as empresas concorrentes.

De acordo com os termos do contrato, a Power Machines será responsável pelo projeto, fabricação e fornecimento de seis unidades geradoras – dois para cada central:

- para a CN-2 Kurskaya (unidades geradoras № 1 e 2): Dois grupos completos com potência de 1255 MW cada, incluindo as turbinas de vapor de baixa velocidade, condensadores e equipamentos para sistemas auxiliares - novas tecnologias recentemente desenvolvidas pela Power Machines, bem como turbogeradores completos com equipamentos auxiliares; 

- para a segunda etapa da CN Kudankulam (unidades geradoras № 3 e 4) e CN Busher (unidades geradoras № 2 e 3): Quatro grupos completos, com potência de  1000 MW cada, incluindo as turbinas de vapor de alta velocidade, condensadores e equipamentos auxiliares, bem como,  turbogeradores completos com equipamentos auxiliares.

As unidades geradoras das plantas CN e CN Kudankulam Busher, serão equipadas com máquinas de alta velocidade (com até 3000 rpm) fabricadas pela Power Machines,  como as que operam atualmente em  27 centrais nucleares na Rússia, China, Ucrânia, Irã, Índia, etc.

Para a CN-2 Kurskaya serão fabricadas as turbinas de vapor de baixa velocidade (1500 rpm) e turbogeradores com potencia de 1255 MW. São inovações desenvolvidas pela  Power Machines orientadas para as unidades geradoras nucleares com reatores russos do tipo VVER-TOI de última geração, que se distinguem pela segurança e alta confiabilidade. Este projeto se baseia nas atuais exigências que devem ser atendidas pelas novas unidades geradoras de centrais nucleares tanto na Rússia como em outros países.

Aproveitando a vasta experiência adquirida na produção de turbinas de vapor de alta velocidade, e avançadas realizações na ciência, a Power Machines levou anos para desenvolver a engenharia de instalação de baixa velocidade, com potência de 1255 MW. Consequentemente, a empresa tem realizado trabalhos técnico-científicos completos e experimentos para alcançar a perfeição nos novos componentes, utilizando-se para esta finalidade dos testes em modelos e equipamentos reais, além da preparação tecnológica de fabricação.

Com este propósito, e também para a fabricação de equipamentos inovadores, a Power Machines construiu – e já está em operação – um moderno complexo de alta tecnologia para produzir máquinas com potência a partir de 500 MW, incluindo unidades de geração para centrais nucleares com potência superior a 1200 MW, com possibilidade de ampliar a linha de produção com potência até 1800 MW.«O ambicioso programa da Rosatom de construção de unidades geradoras para as centrais nucleares, pressupõe um aumento nas vendas de equipamentos russos – disse  o Diretor Geral da CEPD JSC Denis Tarló. – «Hoje assinamos com a Power Machines um grande contrato de fornecimento de equipamentos. Gostaria, especialmente, de agradecer a todas as empresas que participaram desta licitação. Estamos interessados na cooperação com fornecedores seguros e responsáveis, para os quais esperamos, em outras áreas de competência, assegurar projetos da Empresa Estatal Rosatom».

Por sua vez, o Vice-Diretor Geral da Rosatom, Kirill Komarov ressaltou: «Neste ano estamos entregando o segundo pedido do conjunto de equipamentos com turbinas de baixa velocidade. Estamos especialmente satisfeitos de que em nosso país (Russia), finalmente existe a produção e começa a realização do projeto de grupo-gerador de baixa velocidade com tecnologia russa. Para a Power Maсhines este contrato possibilitará a criação de uma referência, o que é de suma importância no âmbito da energia nuclear.  Esperamos receber um equipamento de ótima qualidade e no prazo acordado».

Durante a assinatura dos documentos, Román Filippov, diretor geral da Power Machines, declarou: «Consideramos a assinatura deste contrato de uma extrema importância, o que vem a confirmar a elevada confiança depositada em nossa empresa pela Rosatom, e nos sentimos agradecidos pelo convite de participar nesta concorrência. A política do Estado na esfera do desenvolvimento da energia nuclear está criando condições para promover produtos de fabricação russa para os mercados interno, e também para assimilar as tecnologias de fabricação das instalações da baixa velocidade, novas para o mercado russo. Estou certo de que este importante acontecimento para a esfera energética nacional representa um grande passo para o avanço da indústria russa». A fabricação da unidade de baixa velocidade, se analisarmos os requisitos apresentados pra a construção de novas centrais nucleares, oferece à Power Machines a possibilidade de acessar o mercado de turbinas de grande potência com baixa velocidade e representar um competidor para as empresas líderes mundiais, fabricantes equipamentos de geração de energia.

Fábrica
Rua Gerhard Fezer, 865 - 89506-090 - Caçador – SC - Brasil
Fone: 49 3561 2222
Telefones Alternativos: 49 9820 1863 | 49 9882 5671 | 49 9982 5687
e-mail: fezer@pmfezer.com.br
Intranet